Atividades da Profissional da Mamografia

CEDUF | Centro de Educação Profissional

Atividades da Profissional da Mamografia

O tecido mamário é encontrado em regiões mais amplas do que conseguimos demonstrar em imagens mamográficas.

mama

Podemos encontrar tecido mamário medialmente até o esterno, lateralmente até a margem anterior do músculo latíssimo do dorso, superiormente até a clavícula e o ápice da axila e inferiormente até logo abaixo da prega inframamária; a mamografia é um esforço para que possamos radiografar o máximo possível desse volume.

A inclusão dos tecidos anteriores nas imagens é simples, todavia, considerando que o volume da mama aumenta em direção à parede torácica a incapacidade de visualizar esses tecidos pode fazer com que grandes áreas aonde o câncer pode surgir deixem de ser visualizados.

A profissional deve se esforçar para trabalhar com a cliente a fim de posicionar a mama tão completamente dentro dos limites do campo de visão quanto possível evitar a exclusão dos tecidos mais profundos.

A Mamografia exige profissionais que estejam capacitados e qualificados para as manobras apropriadas e uma paciente colaborativa que esteja relaxada e permita a tração e compressão da sua mama que são fundamentais para um exame de qualidade para permitir ao médico radiologista visualizar e identificar os cânceres que por ventura estejam nas imagens observadas.

A compressão mamária deve ser de maneira apropriada para espalhar as estruturas sobrepostas juntamente com exposição adequada para visualizar os tecidos em risco de câncer. O equipamento de mamografia e o seu sistema detector devem ser capazes de produzir imagens de excelente qualidade.

Em mamografias digital e analógica as profissionais devem-se obter duas incidências mamográficas de cada mama, independentemente de o exame ser de triagem ou uma avaliação diagnóstica a não ser que a cliente disponha de um exame mamográfico recente com duas incidências. Duas incidências bem posicionadas permitem que os médicos avaliem as três dimensões da mama. Incidências modificadas como compressão focal e magnificação podem ser empregadas para esclarecer alguma dúvida.

O exame de mamografia pode ser realizado com a paciente em pé ou sentada e para um contexto de produtividade os exames realizados em pé são preferidos; a posição ereta também facilita no caso de pacientes que têm o abdômen proeminente. A maioria dos equipamentos de mamografia permite a aquisição de imagens para clientes confinadas em cadeiras de rodas.

As profissionais que trabalham executando os exames mamográficos devem participar constantemente de cursos de educação continuada e é fundamental que entendam que a responsabilidade pelo seu desenvolvimento na idade adulta cabe exclusivamente a elas. As escolas tem a missão de fornecer meios para que as pessoas se desenvolvam e não para desenvolver pessoas.

Fonte:radiologia.blog.br

Voltar


Curso Técnico em Radiologia


NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.

Desenvolvido por danielfarias.net
Topo