Ministro da Saúde comemora erradicação do sarampo no Ceará

CEDUF | Centro de Educação Profissional

Ministro da Saúde comemora erradicação do sarampo no Ceará

Desde o dia 6 de julho deste ano, nenhum caso de sarampo foi confirmado. Assim, o Ceará está há 10 semanas sem casos de sarampo

sarampo 

A transmissão do vírus do sarampo foi interrompida no Ceará. Do início do surto até a ocorrência do último caso confirmado, em 6 de julho deste ano, foram registrados casos de sarampo de forma ininterrupta. A partir dessa data, nenhum caso mais foi confirmado, completando 10 semanas sem casos de sarampo.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24), em Brasília, pelo governador Camilo Santana e pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. “Muito obrigado a todos os profissionais de saúde do Ceará que tanto se empenharam para erradicar o sarampo”, declarou o governador do Ceará.

Acompanhado pelo secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, e a secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, Camilo enfatizou a boa notícia. “Temos de estar sempre unidos, as entidades de classe que trabalham na saúde, para garantir mais qualidade na saúde brasileira”.

Surto de sarampo

De acordo com o boletim epidemiológico conjunto do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado, foram confirmados durante o surto 916 casos da doença em 38 municípios do Ceará, de 25 de dezembro de 2013 a 12 de setembro de 2015: um caso em 2013, 747 em 2014 e 168 este ano.

Logo no início, o Ceará adotou estratégias de vacinação para imunizar a população, controlar e interromper o surto de sarampo. Destacam-se a vacinação em Fortaleza e nos municípios da Região Metropolitana. Em fevereiro de 2014, foi iniciada a campanha nos 184 municípios do Estado: a vacinação da população de risco, reorientação e sistematização das ações de bloqueio e varredura.

Entre março e junho de 2015, realizou-se a intensificação vacinal na população de 5 a 29 anos nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Itaitinga. O município de Paracuru realizou a intensificação da vacinação na população de 5 a 39 anos. Os municípios de Caucaia, Fortaleza, Itaitinga e Paracuru intensificaram a vacinação contra o sarampo até o dia 20 de agosto deste ano.

Fonte: Tribuna do Ceará

Voltar


Curso Técnico em Radiologia


NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.

Desenvolvido por danielfarias.net
Topo