Dia Mundial do Diabetes

CEDUF | Centro de Educação Profissional

Dia Mundial do Diabetes

No Ceará, cerca de 300 pacientes são atendidos diariamente no CIDH, referência na assistência de nível secundário a pacientes com diabetes.

diabetes 

Os pacientes diabéticos com complicações crônicas, como pé diabético, hipertensão, doenças renais Acidentes Vascular Cerebral, entre outras, são encaminhados através da Central de Regulação pelos serviços de atenção básica. A estimativa é de que no Ceará existam 380 mil pessoas portadoras de diabetes. Cerca de 56% da população diabética não sabe que tem a doença e 40% dos diabéticos não conseguem realizar o controle adequado da enfermidade.

O diabetes é uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas. Estima-se que metade das pessoas com diabetes desconheça a própria condição. O diabetes tipo 1 ainda não pode ser prevenido. Acredita-se que sejam fatores ambientais os desencadeantes do processo que pode resultar na destruição das células produtoras de insulina. Isso ainda está sendo estudado cientificamente.

O diabetes tipo 2 pode ser prevenido em muitos casos, bastando manter um peso saudável e um corpo fisicamente ativo. Além de garantir o bem estar dos pacientes, a prevenção da patologia também evitará uma sobrecarga nos sistemas de saúde. Pessoas com diabetes tipo 2 têm o dobro de chances de sofrer um ataque cardíaco. Pacientes de alto risco podem ser facilmente identificados através de um simples questionário. Há evidências concretas que manter um peso saudável e praticar atividade física moderadamente pode ajudar a prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Dia Mundial do Diabetes: no Ceará

A Regional SBEM Ceará, presidida pelo Dr. Glauber Rocha, está preparando uma série de atividades para marcar a data do Dia Mundial do Diabetes.

Veja como será a programação:

16/11 - Atendimento em regime de mutirão em shopping center, com aplicação de questionário de risco com estudantes das ligas de endocrinologia das universidades locais, realização de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, peso e IMC, além de orientação sobre a doença. Faremos divulgação na mídia.

17/11 - Corrida/Caminhada na Av. Beira Mar para marcar o dia e realização de conscientização da população.

Fonte: www.endocrino.org.br

Voltar


Curso Técnico em Radiologia


NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.

Desenvolvido por danielfarias.net
Topo