Dores lombares podem estar relacionadas a outros problemas de saúde

CEDUF | Centro de Educação Profissional

Dores lombares podem estar relacionadas a outros problemas de saúde

Queixa cada vez mais comum entre a população, as dores lombares ou dores nas costas são provenientes de problemas nas estruturas vertebrais da coluna,

coluna

como os discos intervertebrais, ligamentos, músculos e sistema nervoso, quando comprimidos.

Mas muitas vezes esse desconforto pode estar associado a outros problemas de saúde, como cálculos renais, dores relacionadas ao aparelho ginecológico feminino ou urinário e hérnia de disco. Segundo o ortopedista Wilson Dratcu, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, a coluna é um dos principais pontos afetados do corpo, mas não é só a idade que compromete essa região. “O processo de evolução e de envelhecimento da população, sedentarismo, obesidade, traumas, posturas inadequadas e até o estresse podem ser consideradas as principais causas do problema”, comenta.

Dados do Ministério da Previdência Social apontam que a dor nas costas é uma das responsáveis por licenças trabalhistas superiores a 15 dias e que, geralmente, acometem pacientes de todas as idades. Entre os principais sintomas está a dor, que normalmente vem da parte acometida e pode irradiar para outros membros, gerando sensação de formigamento ou adormecimento do local. Segundo o especialista, o diagnóstico é realizado, inicialmente, por meio de análise da história do paciente e exames, como raio-x, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

O tratamento, inicialmente, pode ser feito com repouso, medicação, fisioterapia e mudança dos hábitos. Já em casos de pacientes que sofrem de dores mais intensas e que não reagem aos primeiros tratamentos, pacientes com compressão dos nervos ou compressão do canal central da coluna, o procedimento cirúrgico é o mais indicado. “Atualmente, as cirurgias estão cada vez mais modernas, com técnicas minimamente invasivas, que geram menos impacto ao paciente, menos dias de internação e uma recuperação mais rápida”, finaliza o especialista.

Entre as dicas para prevenir a dor nas costas, no trabalho, estão o uso de cadeiras com apoio para os braços, as costas devem ficar apoiadas, os pés totalmente encostados no chão e a tela do computador na altura dos olhos.

Fonte: Portal da Enfermagem

Voltar


Curso Técnico em Radiologia


NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.

Desenvolvido por danielfarias.net
Topo